top of page
Buscar

Fusos Horários do mundo

  • Juliana Marchesi
  • 26 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

hyu87.gif

O que é o Fuso Horário?

Antes de saber o que são os fusos horários, é importante entender as coordenadas geográficas, que são linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que foram traçadas por todo o planeta a fim de orientar a localização em qualquer ponto do globo terrestre (através da latitude e longitude).

Para localizar uma pessoa ou qualquer que seja o objeto em um ponto específico do planeta, basta cruzar o paralelo com o meridiano em que o cujo se encontra e teremos a localização exata.

No final do século XIX, as ciências já conheciam todas as partes da Terra. Todos os países estavam, de certa forma, interligados em relações econômicas e políticas. No entanto, ainda não havia um padrão no que se refere à forma com que as diferentes localidades mediam o tempo, o que criava muitos problemas. Com o fuso horário e o local, a data, a hora, a moeda e o idioma para os usuários em uma região específica podem ser determinados.

Por causa disso, no ano de 1881, os líderes de 25 países – dentre eles, o Brasil – reuniram-se na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, para tentar resolver esse grande problema. Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes.

A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

Assim, cada uma dessas partes – que foram chamadas de fusos horários – contava uma hora e media 15º. À medida que se deslocava para o leste, acrescentava-se uma hora por fuso, e à medida que se deslocava para o oeste, diminuía-se uma hora por fuso. Dessa forma, todos os países poderiam medir as suas horas em harmonia com os demais.

Atualmente no Brasil:

Em 2008, uma lei havia alterado o horário do Acre para menos uma hora em relação a Brasília. As comparações são relativas ao período sem horário de verão, do qual Acre e Amazonas não participam. A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

© 2015 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page